milesgeniusbadgevideoexpertsunlimitedcreativeskillsformletsgoexperience

Criatividade

15 palestras com Gurus da Criatividade

Atualizado em 20 de setembro, 2018

15 palestras com Gurus da Criatividade

15 palestras com Gurus da Criatividade

Você já sabe que a criatividade se tornou uma das competências mais valorizadas pelo mercado. (se você já leu posts anteriores sobre este tema aqui no nosso blog).

Em quase tudo a criatividade é uma habilidade em constante valorização. Seja você engenheiro, administrador, comunicador, profissional de marketing, médico..

Selecionamos 15 palestras ministradas por especialistas brasileiros e estrangeiros com menos de 20 minutos de duração para você entender que a criatividade não é uma habilidade reservada a alguns “gênios”, mas como uma atitude a ser cultivada sistematicamente pela sociedade.

Atenção: para habilitar as legendas em português, clique no ícone retangular no canto inferior direito do vídeo.

1. “Como construir sua confiança criativa”

O premiado designer David Kelley não acredita que ambientes de trabalho devam ser divididos entre profissionais “técnicos” e “criativos”. Para ele, qualquer pessoa tem aptidão para conceber ideias novas – basta desenvolver confiança para tal. Mas como fazer isso? É o que Kelley explica neste vídeo.

2. “Rabiscadores, unam-se”

Estudos demonstram que esboçar um desenho, sem mesmo saber desenhar, melhora a compreensão — e nosso pensamento criativo. Então, por que ainda nos sentimos envergonhados quando somos apanhados rabiscando durante uma reunião? Sunni Brown instiga: Rabiscadores, unam-se! Ela expõe suas razões para destravar seu cérebro via bloco e caneta.

3. Escolas acabam com a criatividade

Criatividade é tão importante quanto alfabetização, na visão do autor e consultor Ken Robinson. Neste vídeo, ele descreve os três princípios mais básicos por trás da inventividade humana, e explica por que é urgente fazer com que as escolas sejam capazes de formar gerações mais criativas do que as anteriores.

4. 4 lições de criatividade

Ao longo de sua carreira, a radialista Julie Burnstein colecionou histórias sobre a criatividade transmitidas por figuras do mundo da cultura, como a escritora Isabel Allende e a cantora Patti LuPone. Nesta palestra, a autora divide com a plateia quatro lições sobre como inovar frente às adversidades e à desesperança.

5. Criatividade é um remix

Quem nunca ouviu a máxima “Nada se cria, tudo se copia”? Na visão de Kirby Ferguson, criador da websérie “Everything is a remix”, ideias 100% originais não existem. De Steve Jobs a Bob Dylan, diz o palestrante neste vídeo, os gênios criativos tomam ideias antigas emprestadas. O que fazem é “remixagem” delas – de forma brilhante, claro.

6. De onde vêm as boas ideias

Como nascem os insights? Nesta conversa, o escritor Steven Johnson desmistifica a ideia de que as grandes descobertas da história foram feitas em momentos de epifania, aos gritos de “eureca”. Dos estudos de Charles Darwin à criação da internet, o palestrante mostra quais são os verdadeiros e surpreendentes caminhos trilhados pela criatividade humana.

7. Sucesso, fracasso e a motivação para continuar criando

Antes de conquistar o mercado editorial com a publicação do livro “Comer, rezar e amar”, Elizabeth Gilbert era uma garçonete com aspirações literárias frustradas. Aqui, ela compartilha com o público alguns princípios para preservar a criatividade mesmo quando tudo à sua volta parece estar – ou está, efetivamente – desmoronando.

8. Assuma o tremor


Phil Hansen era um jovem estudante de artes quando um tremor intenso nas mãos, decorrente de um problema neurológico, destruiu seu sonho de trabalhar com desenhos pontilhistas. Tudo mudou quando ele decidiu assumir o problema e transformá-lo em um recurso criativo. Nesta conversa, o artista descreve a importância de aceitar limitações individuais e coletivas para alcançar a originalidade.

9. O processo criativo de um coreógrafo em tempo real


O mundo da dança pode parecer bastante misterioso para os leigos. Neste vídeo, o coreógrafo Wayne McGregor conta com dois dançarinos para demonstrar no palco, em tempo real, como se inventam movimentos corporais para uma apresentação. Para profissionais de qualquer área, até da mais distante do universo das artes, assistir à exibição da criatividade de McGregor não deixa de ser uma experiência curiosa e inspiradora.

10. Alimentando a criatividade


A escritora Elizabeth Gilbert analisa o conceito de gênio criativo ao longo da história, para chegar a uma conclusão definitiva: a genialidade não é um “dom” de algumas pessoas especiais, mas sim uma qualidade inerente a todo ser humano – e que precisa ser instigada constantemente.

11. As rimas entre criatividade e sociedade


O publicitário e professor universitário José Predebon tem 81 anos e coleciona prêmios, inclusive um Leão no Festival de Cannes. Nesta conversa, o publicitário dá lições sobre como usar a criatividade de forma competente e ética. O segredo, diz ele, está no fino equilíbrio entre fantasia e lógica, ambição e responsabilidade.

12. A lagarta e a borboleta


Nesta palestra, a autora e consultora Martha Gabriel explica a diferença entre inovação e criatividade, e explica por que é preciso investir cada vez mais em experimentação, conexão e pensamento crítico para sobreviver a um mundo em constante transformação.

13. Onde a criatividade se esconde


A mãe de Amy Tan queria que a filha fosse médica ou pianista clássica. Em vez disso, ela resolveu ser escritora – e hoje ostenta a publicação de best-sellers traduzidos para 35 idiomas e até uma aparição no seriado “Os Simpsons”. Neste vídeo, a romancista usa exemplos de sua própria história de vida para mostrar como é possível trazer para a superfície a criatividade oculta em cada um de nós.

14. O despertar da criatividade

Aqui, o designer João Belmont procura destruir o mito de que criatividade é uma espécie de talento. Em vez disso, afirma o palestrante, é preciso entendê-la como um estado de espírito que, nas condições ideais, pode ser atingido naturalmente por qualquer ser humano.

15. O processo criativo em 3 palavras


Quais são os mecanismos por trás da criatividade? Para o publicitário e professor universitário Chico Neto, o processo se apoia em três pilares básicos: observação, concentração e superação. A palestra analisa esses elementos à luz de referências oriundas de mundos tão diversos quanto as ciências, as artes e os negócios.