10 ferramentas do Design Thinking que você deveria estar utilizando na empresa

Fomos buscar na obra “A magia do Design Thinking”, de Jeanne Liedtka e Tim Ogilvie, ferramentas que integram o Design Thinking, no mundo dos negócios e na vida pessoal, para agir e ir além do discurso, lidar com as incertezas e obsessões por análises, uma vez que o mundo não é nada estável e é sempre imprevisível.

São recursos para responder e desenvolver projetos, resolver problemas, buscar soluções e que permitem navegar pelo raciocínio divergente e convergente, a fim de criar novas possibilidades, reduzir riscos, administrar as incertezas e, acima de tudo, inovar. Veja aqui quais são elas:


VISUALIZAÇÃO

Usar representações visuais para imaginar possibilidades e dar-lhes vida é uma das etsratégias mais inovadoras da atualidade. Veja aqui alguns artigos sobre o Visual Thinking e conheça nosso curso online.


MAPEAMENTO MENTAL

Esta técnica pode lhe ajudar a gerar insights com base em atividades de exploração. Entenda algumas possibilidades que os Mapas Mentais oferecem para quem quer organizar ideias, estimular novas ideias com equipes e muito mais. Ah, conheça nosso curso.


GAMIFICATION

Os jogos sempre são excelentes recursos para estimular a criatividade das pessoas. Por isso, sua dinâmica pode facilitar a participação de todos por meio dos jogos e atividades lúdicas. Ao propor uma competição entre os participantes, o mediador pode lançar desafios a serem superados, fazendo com que todos coloquem a criatividade para trabalhar.


BRAINSTORMING

Visando estimular a geração de ideias, provocar transformações, buscar soluções inovadoras e estimular melhorias a partir de um debate saudável, o brainstorming explora a criatividade dos participantes sempre de maneira lúdica e bem estruturada. Um problema é apresentado ao grupo, que deverá encontrar soluções de forma conjunta, debatendo prós e contras de cada ideia, até que se chegue a um resultado final. O consenso provavelmente será a melhor maneira de resolver a questão.

A técnica de brainstorming normalmente leva em consideração grupos pequenos — com no máximo dez participantes e um mediador, para manter o modelo de brainstorming durante toda a sessão e evitar possíveis dispersões da equipe. Além disso, esse mediador pode oferecer fontes de inspiração — como leituras, filmes, cases e estudos de mercado, que podem ser vistos antes da sessão ou em conjunto — para ativar o fluxo de ideias.


TESTES DE PREMISSAS

Isolar e testar premissas-chave que levarão ao êxito ou ao fracasso de um conceito. Há uma técnica interessante para testar ideias de forma isolada, o Design Sprint, tema de um artigo em nosso blog. Leia aqui.


PROTOTIPAGEM

Prototipar é tangibilizar uma ideia, a passagem do abstrato para o físico de forma a representar a realidade – mesmo que simplificada – e propiciar validações. Em resumo, a Prototipagem é a fase de validação das ideias geradas. É a hora de aparar as arestas, ver o que se encaixa no projeto, juntar propostas e colocar a mão na massa. Também é um instrumento de aprendizado sob dois aspectos: da ótica da equipe do projeto e do ponto de vista do usuário/cliente.


CO-CRIAÇÃO COM O CLIENTE

Envolver os clientes para participarem na criação da solução que mais se adequar às suas necessidades.


MAPA DA EMPATIA

O Mapa da Empatia nos ajuda a olhar o cliente sob alguns pilares. São realizadas algumas perguntas estratégicas ao cliente para traçar o seu perfil. As respostas podem ser organizadas em blocos que compõem o Mapa da Empatia. A recomendação é que sejam usados post-its para organizar tudo. Ao final do uso desta ferramenta, temos a capacidade de olhar todas as principais respostas em um quadro único, o que facilita a análise dos dados. No curso Design Thinking, disponibilizamos Mapas da Empatia e orientações sobre como utiliza-los.


APRENDIZAGEM

Criar um experimento acessível que permita aos clientes vivenciarem a nova solução por um período mais longo de tempo, para testar as premissas-chave.

Conheça o curso Design Thinking Experience, o curso de Design Thinking da AprendeAí.