milesgeniusbadgevideoexpertsunlimitedcreativeskillsformletsgoexperience

Carreira

10 vantagens de estudar online

Atualizado em 3 de outubro, 2018

10 vantagens de estudar online

10 vantagens de estudar online

É fato: cada vez mais pessoas estão aprendendo online. Os cursos online estão na preferência de quem quer aprender o que precisa, para aplicar e ganhar dinheiro e melhores chances de se dar bem no mercado de trabalho.

Um em cada cinco estudantes matriculados no ensino superior estuda a distância, de acordo com o último Censo da Educação Superior divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Enquanto o ensino presencial apresentou queda nas matrículas, a educação a distância (EaD) registrou o maior salto desde 2008.

Antes, era considerada uma modalidade “secundária” de estudo, agora está cada vez mais ocupando o primeiro lugar na preferência do público.

Uma pesquisa da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMED) estima que em 2023, fazer faculdade a distância vai ser mais comum do que fazê-lo presencialmente. Só no último ano, o número de polos de EAD – ou seja, instituições que podem oferecer cursos online – aumentou 133%.

Há diversos fatores aos quais se pode atribuir esse aumento. E um deles é que há uma série de vantagens de se fazer cursos online com relação a cursos presenciais. Mesmo que você nunca tenha feito um curso dessa maneira, estudar online pode ser melhor do que fazer um curso presencial pelos seguintes motivos:

1. Fazer seu próprio horário

Cursos online normalmente não exigem a sua atenção num horário específico. Desde cursos profissionalizantes até pós graduação a distância, normalmente permite-se que o aluno faça o próprio horário.

Se você quiser estudar um pouquinho a cada dia, tudo bem; se preferir tirar um único dia da semana para se dedicar de maneira mais focada, tudo bem também. Estudar online é estudar no ritmo que lhe for mais adequado.

2. Estudar online é estudar onde quiser

 

Estudar online significa também estudar em qualquer lugar onde houver internet. Cursos a distância permitem que você faça de qualquer lugar com internet a sua sala de aula.

A maioria dos cursos online tem aulas online “sob demanda”, o que significa que elas podem ser acessadas a qualquer momento, de qualquer dispositivo.

São como se fossem “cursos 24 horas”, já que você pode estudar quando e onde quiser. E alguns têm até app para estudar – isso quer dizer que, contanto que você esteja com o celular, pode acessar as aulas.

E alguns apps de cursos online permitem até baixar as aulas, para assistir mesmo onde não houver internet – no ônibus ou no avião, por exemplo.

3. Mudar de carreira pode ser mais rápido e fácil do que você imagina

Você não precisa investir anos em outra graduação para mudar de carreira, ou mudar de área dentro da sua carreira.

Há cursos online de curta duração voltados justamente para quem tem essa intenção. Naturalmente, a adequação desses cursos para o seu processo de mudança de carreira depende de muitos fatores, como sua área de atuação e a situação do mercado de trabalho.

4. Os preços podem ser mais atraentes

Cursos gratuitos online são muito comuns, e podem ser uma ótima maneira de dar os primeiros passos em uma nova área. Há muitos cursos online gratuitos com certificado também, o que é ainda mais interessante, uma vez que há um documento comprovando a sua competência no fim dos estudos.

E mesmo no caso de uma faculdade a distância, o preço do curso online costuma ser mais atraente do que o do curso presencial. Faz sentido: essa modalidade elimina muitos dos custos fixos, como as salas de aula e o horário dos professores.

Mas se você sente que a ausência de espaços físicos dedicados e de um horário fixo não atrapalham o seu aprendizado, estudar online é uma maneira mais barata de aprender algo novo.

5. Mais escolha sobre o ritmo de estudo

Em cursos online, você tem liberdade para se dedicar mais aos tópicos que mais considerar pertinente ao seu aprendizado, e deixar de lado alguns que não chamem muito sua atenção.

Se em algum momento do curso surgir um tópico de menor importância para sua carreira, muitas vezes você tem a opção de fazer apenas as tarefas mínimas necessárias; em seguida, quando surgir algo que se adeque bastante aos seus interesses, você pode se esforçar mais, e até procurar outros sites para estudar de maneira mais aprofundada.

6. Maior variedade de cursos, temas mais quentes

Graças à já citada economia de custos fixos que o ensino a distância permite, lançar um curso online é mais fácil do que lançar um curso presencial. Por isso, a variedade de cursos disponíveis nessa modalidade acaba sendo maior.

E cursos online têm outra vantagem importante: sua dinâmica permite que eles se atualizem mais rapidamente, incluindo novos tópicos e conteúdos para acompanhar melhor as transformações do mercado de trabalho.

Essa vantagem beneficia todas as áreas de estudo, desde as mais recentes, como ciência da computação e marketing digital, até as mais tradicionais.

7. Dinâmica diferente

Aprender em horários regulares, numa sala de aula, cara-a-cara com um professor, com a pressão de assimilar o conteúdo em um determinado período para depois fazer uma prova: esse sistema de ensino não se conecta a necessidade de todos.

Estudar online representa uma dinâmica de estudos diferente. Ela permite estudar em casa, escolher os assuntos que pretende estudar (e se aprofundar neles o quanto quiser) e fazer o seu próprio horário.

Embora essa dinâmica não tenha algumas das vantagens dos cursos presenciais, como a proximidade com os professores e colegas, ela compensa isso de algumas formas, como fóruns de discussão e resolução de dúvidas via chat.

Mesmo com essas vantagens, é natural o receio de estudar online por alguns: além da presença física do professor e da disciplina proporcionada pela regularidade dos horários, ela também é a modalidade de estudo à qual já estamos acostumados.

Vale colocar cada modalidade na balança, conhecer as empresas e suas metodologias em profundidade para então decidir qual atenderá melhor sua necessidade e seu momento profissional.

8. Professores capacitados

Um dos erros mais comuns que muitas pessoas ainda cometem ao pensar em fazer um curso online é achar que os profissionais que trabalham nessa modalidade têm uma formação inferior aos que são contratados pelas instituições que ensinam pela metodologia tradicional. E, muitas vezes, ocorre exatamente o oposto disso.

Os professores dos cursos online raramente são de menor gabarito do que o dos presenciais. Com especialistas de elevadíssimo nível e altamente preparados, grande parte atuante no mercado de trabalho, a qualidade do ensino subiu muito e tem o devido reconhecimento do mercado. Além disso, eles ficam à disposição e você pode entrar em contato com eles sempre que precisar.

9. Oportunidade para desenvolver outras habilidades

Dominar novas habilidades e se dar bem são trunfos no mundo de hoje. E, em dias em que os níveis de competitividade estão tão elevados, um curso online pode oferecer essa facilidade, alta aplicabilidade.

Não tenha dúvidas: essas habilidades estão sendo bastante valorizadas no mercado de trabalho pelas empresas e contratantes. Algumas delas são:

• a flexibilização;
• a autonomia;
• a comunicação
• habilidade de resolver problemas
• habilidade de se relacionar
• habilidade de lidar com tecnologia
• a maneira que você lida com as dificuldades;
• a capacidade de adaptar-se às novidades e usar a tecnologia a seu favor, entre outras.

10. Conseguir progressão de carreira

Ficar estagnado na mesma função na empresa é ruim, ainda mais quando você realiza as mesmas atividades há anos. O ideal é progredir sempre, sobretudo nas corporações que dão chance por isso.

Então, quanto mais você estiver qualificado e pronto para assumir um cargo acima do seu, maiores são as chances de conquistar tal objetivo. Nesse caso, se você é um funcionário que se atualiza sempre, faz cursos pertinentes à área e tem sempre boas soluções para os problemas, com certeza uma hora se destacará.

A ideia é pensar em um ótimo conjunto de fatores, trabalha-los e, com o tempo, esperar a recompensa.