milesgeniusbadgevideoexpertsunlimitedcreativeskillsformletsgoexperience

Carreira

Storytelling: conquiste o público com a Jornada do Herói

Atualizado em 14 de novembro, 2018

Storytelling: conquiste o público com a Jornada do Herói

Storytelling: conquiste o público com a Jornada do Herói

A jornada do herói é uma ferramenta do Storytelling para contar histórias e assim conquistar sua audiência, seja em uma reunião, durante a apresentação de um projeto, entre outras situações que exigem persuasão.

Para quem não sabe, o Storytelling é a capacidade de contar histórias de maneira relevante, onde os recursos audiovisuais são utilizados juntamente com as palavras.

É um método que promove o seu negócio sem que haja a necessidade de fazer uma venda direta. Em outras palavras, o Storytelling tem um caráter muito mais persuasivo do que invasivo. E a jornada do herói faz parte desse conjunto de técnicas.

Uma história interessante é a soma de alguns fatores muito bem alinhados: vocabulário adequado, enredo inteligente e provocativo, personagens que representem anseios, dores e a realidade daqueles que receberão a mensagem em questão, além de elementos e suporte visual, tais como: imagens, ilustrações, vídeos e similares – compondo uma colcha de retalhos capaz de emocionar, entreter e persuadir o seu receptor.

Para você ter uma ideia, existem diversos tipos de narrativas na literatura que podem servir de inspiração na hora de compor histórias.

Jornada do herói: Tipos de narrativas

Conto: Texto breve, geralmente em prosa com um evento somente.

Crônica: Narrativa breve e informal ligada a vida cotidiana com um toque de humor e crítica.

Ensaio: Texto literário breve, situado entre o poético e o didático, expondo ideias, criticas e reflexões morais e filosóficas a respeito de certo tema. O ensaio envolve a defesa de um ponto de vista pessoal e subjetivo sem se pautar em formalidades como documentos, provas empíricas ou dedutivas de caráter cientifico.

Épico: Trajetória do herói ou aventuras de um povo, com tempo, espaço e personagens bem definidos e com caráter verossímil.

Epopeia: Um épico feito em versos.

Fabula: Texto fantástico que busca o inverossímil, ou seja, nenhuma semelhança com a realidade. Os personagens podem ser animais ou objetos e a finalidade é transmitir alguma lição moral.

Novela: Texto entre a longevidade do romance e a brevidade do conto e cujo personagem principal se caracteriza existencialmente em poucos conflitos.

Veja esse infográfico do site Viver de Blog que exemplifica a Jornada do Herói.

Dica: explore desse recurso para suas apresentações em momentos extremamente importantes para sua carreira, no dia a dia do seu trabalho. Os resultados podem ser surpreendentes.

Infográfico Jornada do Herói
» Clique Aqui para baixar uma versão em Alta Resolução desse infográfico «