Como resolver problemas com o Visual Thinking?

Dan Roam acredita que todos somos capazes de usar o visual thinking ou pensamento visual para resolver problemas complexos. Seu primeiro livro,  The Back of the Napkin: Solving Problems and Selling Ideas With Pictures, ajudou a inflamar um movimento de inovadores visuais e solucionadores de problemas nas empresas em todos mundo.

Desde então, Roam escreveu mais quatro livros sobre pensamento visual e até lançou uma “academia de guardanapos” on-line para ajudar a liberar todo o nosso potencial de dar forma visual às ideias.

A Singularity University conversou com Dan Roam sobre por que o pensamento visual é uma prática tão poderosa e ainda subutilizada para estratégia e inovação.

E nós traduzimos essa conversa para você descobrir como resolver problemas com essa poderosa ferramenta criativa.

Singularity: Muitas pessoas confundem o pensamento visual com o desenho. Você pode nos dizer o que você quer dizer com pensamento visual?

Dan Roam : O pensamento visual usa intencionalmente nosso sistema visual – nossos olhos, nosso nervo óptico, nossa mente, nosso neocórtex visual, essa máquina incrível que temos em nossas cabeças – para nos ajudar a descobrir ideias que seriam invisíveis se estavam apenas falando sobre eles.

Também podemos usar esse sistema para nos ajudar a desenhar pequenas formas muito simples que nos ajudam a entender e esclarecer o que estamos vendo em nossa mente.

E então a beleza disso é que, depois para descobrirmos essas novas ideias e tiramos fotos delas, podemos mostrar as imagens para outra pessoa e, essencialmente, garantir que elas vejam a mesma coisa que somos. É fenomenal.

Singularity: Por que o pensamento visual é tão importante para a resolução de problemas e estratégia?

DR: Hoje em dia tudo é complicado. O pensamento visual nos permite dividir os desafios complexos em imagens menores até vermos o problema.

Olhando para as formas e peças subjacentes que compõem problemas realmente complexos, descobrimos que as coisas não são tão assustadoras e complicadas quanto pareciam inicialmente. O pensamento visual ajuda você a chegar à essência de um problema.

Não vamos simplificar as coisas complicadas, mas podemos deixar claras as coisas complicadas. E quando eles estão claros, podemos resolvê-los.

LKS: Por que é tão importante para líderes e inovadores usar o pensamento visual?

DR: Hoje, a batalha é pela atenção. Estamos todos tão sobrecarregados, seja online, em uma sala de reunião ou fazendo um discurso.

A pessoa que desenha a imagem terá mais influência.

Há poucas coisas que lhe dão mais autoridade hoje do que ser a pessoa que vai até o quadro branco ou o flip-chart com a caneta na mão e diz: “Espere um minuto. Nós sabemos que temos esse desafio. Deixe-me desenhar quais são os elementos disso. ”

Assim, a mágica vai acontecer.

Você vai descobrir que você tem as pessoas na atenção da sala agora. É uma forma de ‘propriedade cognitiva’ … Se eu sou a pessoa que tem a caneta e estou desenhando, eu prendo sua atenção, praticamente até o momento em que paro.

Singularity: Eu fui para a escola de administração há muitos anos e passei muito tempo estudando números e planilhas. Não passei nenhum tempo aprendendo a extrair minhas ideias. Por que isso não está sendo ensinado mais?

DR: Existem muitas razões pelas quais o pensamento visual não foi ensinado.

Não gostamos do que desenhamos e criamos assim uma aversão a isso. “Esse é um desenho terrível. Cães não parecem nada disso. Eu odeio isso. Isso é feio. ”Nesse momento, nunca mais voltamos a desenhar. Ou alguém diria: “Você é tão bom nisso. Você deveria entrar em arte.

Ninguém nunca diz: “Você é tão bom em desenhar. Você deveria entrar no negócio. Poucos escutam isso.

Então, saímos do caminho.

À medida que crescemos, de alguma forma, temos a ideia de que há algo paternalista ou infantil sobre o lado visual de alguma coisa. Então, indo para uma reunião de negócios como líder, nós nunca quereríamos fazer nada daquelas coisas infantis.

Isso é besteira. Não é apenas besteira, é um pensamento maluco!

Alguns dos meus líderes empresariais favoritos e inovadores notáveis ​​são pensadores visuais prolíficos.

Singularity: Que conselho você daria para líderes que estão ansiosos para tornar suas equipes mais inovadoras usando o pensamento visual?

DR: Muitas vezes, quando trabalho com pessoas de negócios, eles dizem: “Dan, eu realmente amo trabalhar visualmente. Mas, na verdade, faço a maior parte do meu pensamento digitando e-mails para a minha equipe. Agora, digitar um e-mail é bom. É um bom processo de raciocínio, mas o problema é que, do outro lado, é improvável que alguém vá realmente lê-lo.

E então eles me dizem: “Então, eu adoraria usar recursos visuais”. E eu digo: “Bem, é muito simples. Quão valiosa é a sua ideia? Não vale a pena ter um pouco mais de tempo para descobrir uma maneira visual de trabalhar nisso, sabendo que o valor do outro lado é dez vezes maior do que o que você coloca? ”

Você pode escrever todos os e-mails que quiser e enviá-los. Mas vai ser uma batalha de centímetros, tentando levar as pessoas adiante.

Se você dedicar um pouco mais de tempo e dar às pessoas o suporte e o incentivo para se familiarizar e dominar as ferramentas visuais, o resultado será magnífico. As pessoas serão atraídas para a solução de problemas e a inovação acontecerá ali mesmo durante uma reunião. Experimente!