milesgeniusbadgevideoexpertsunlimitedcreativeskillsformletsgoexperience

Infográfico

Por que os Mapas Mentais podem ajudar a criar reuniões incríveis? 

Atualizado em 27 de julho, 2018

Por que os Mapas Mentais podem ajudar a criar reuniões incríveis? 

Por que os Mapas Mentais podem ajudar a criar reuniões incríveis? 

Em uma reunião ou trabalhos em equipe, é muito útil e comprovadamente por diversas empresas ter um Mapa Mental para guiar. Um Mapa Mental que todos possam ver, a fim de manter as ideias registradas e compartilhadas, além de estimular que as pessoas criem seus próprios mapas mentais individuais.

O uso eficiente de cores, setas, símbolos, assegurará que todos os principais elementos dos Mapas Mentais estejam conectados com a reunião.

A ideia é que, ao término da reunião, todos se sintam donos do Mapa Mental ao verem a versão final.

Em reuniões, é comum e há um perigo que todas as ideias não sejam ditas ou sejam deixadas de lado por uma voz, por exemplo, se sobrepor a outra.

Segundo Tony Buzan, autor do livro Mapas Mentais e que inspirou a criação do nosso curso Mapas Mentais: estruturando ideias, “a questão é que os métodos tradicionais de se estruturarem reuniões e de dar a cada um dos participantes um tempo determinado para falar, restringe consideravelmente a flexibilidade na comunicação. Um Mapa Mental possui o efeito oposto: ele permite a classificação e o surgimento de ideias que surjam em qualquer parte do encontro”, disse.

Como um Mapa Mental tem a vantagem de fornecer uma visão clara e equilibrada do verdadeiro tema da reunião, ele é especialmente valioso. Dicas:

A estrutura do Mapa Mental deve se basear nos itens que constam na pauta da reunião,

Pensamentos, pontos de discussão e ações sugeridas são elementos que devem ser acrescentados às ramificações junto com as iniciais de quem apresentou essas contribuições,

Use ícones ou outros artifícios que possam codificar e que possam tornar o Mapa Mental atrativo

E por que usar os Mapas Mentais para criar reuniões incríveis?

 

Fonte: Tony Buzan