milesgeniusbadgevideoexpertsunlimitedcreativeskillsformletsgoexperience

Storytelling

Como você pode usar o Storytelling na empresa?

Atualizado em 20 de setembro, 2018

Como você pode usar o Storytelling na empresa?

Como você pode usar o Storytelling na empresa?

“Era uma vez, em um mundo onde o bem triunfava sobre o mal… Onde era o melhor dos tempos e, no entanto, o pior dos tempos… Uma pessoa se levantou contra as probabilidades de mudar o mundo de maneiras que ninguém jamais poderia sonhar…”

Esse poderia ser facilmente um trecho de qualquer conto infantil, entretanto, pode também ser interpretado e visto em diversas situações do mundo dos negócios.

Se você buscar uma tradução literal, vai encontrar definições como “narrativa” e “narração”.

E essa não deixa de ser uma definição justa. Narrar é comunicar, e comunicar é contar algo a alguém.

No caso do Storytelling, é se comunicar por meio de uma boa história, capaz de chamar a atenção e ser memorável.

Existem várias maneiras de narrar um fato, mas a forma como escolhemos fazê-lo é o que o transforma em algo poderoso.

As histórias, ou melhor, a prática de contar histórias, faz parte da humanidade desde o seu início.

Os homens das cavernas começaram a registrar desenhos nas pedras, o surgimento da escrita marcou o fim da pré-história e, mesmo antes disso, a humanidade já sentia a necessidade de se comunicar.

Então, sim, Storytelling é sobre contar uma história, mas vai mais além.

É também sobre interpretar, comunicar e se conectar com o mundo. Já dá pra começar a entender onde o storytelling se encontra com a sua empresa, certo?

Storytelling na carreira e nos negócios

Quem faz gestão de carreiras descobriu os poderes do Storytelling e conseguiu transformar profissionais, como você, na pessoa certa, que tem uma história brilhante por trás de suas realizações. Que tal começar a contar sua trajetória profissional por meio dessa prática?

Ela possui algumas estratégias que o compõem e permitem sua ligação com os objetivos de quem o adota. Por esse motivo, devemos tomar cuidado com a construção de nossas ideias, pois tudo que é dito passa a ser associado à nossa imagem.

As histórias nos ajudam a carreira e as organização a:

  • Criar histórias relacionadas aos princípios e à missão da sua empresa, construindo narrativas de marca
  • Inspirar os times
  • Tornar apresentações muito mais envolventes e significativas
  • Construir uma relação de confiança mútua e afinidade emocional entre equipe de vendas e clientes por meio de apresentações que contam uma história


As histórias vão além do entretenimento

Em um momento onde a quantidade de informações disponíveis é imensa e tudo acontece muito rápido, tornando mais difícil passar mensagens duráveis.

Profissionais e empresas estão utilizando sua essência para elaborar estratégias que geram valor e engajam equipes, parceiros e clientes.

Histórias atraem os clientes

Tudo começa com a história do negócio, o que o torna único. Descubra o que faz a diferença para os seus clientes e construa a uma história em torno disso.

É o que chamamos de experiência de marca e, consequentemente, experiência do cliente. São essas histórias que irão fazer com que os clientes se conectem e acabem escolhendo a sua empresa.

Histórias mantêm as equipes conectadas

Você pode usar o Storytelling para traduzir estratégias e questões complexas através de histórias que motivem os colaboradores e clientes.

Além de fazer com que sua equipe se sinta parte de algo maior, a história é uma forma de incentivar o aprendizado e tornar o trabalho mais integrado.

Histórias são fáceis de entender e processar

Segundo um estudo realizado em Stanford, as histórias são até 22 vezes mais memoráveis ​​do que fatos e números. Pense em uma reunião de que você participou nesta semana.

Tente o máximo que puder para lembrar todos os detalhes do início ao fim. Agora, pense em um livro que você leu ou em um programa de TV que você viu nos últimos dias.

Comparado com a reunião, qual deles é mais fácil de lembrar? Se sua resposta foi a última, você não está sozinho. E o Storytelling é o principal responsável por essa lembrança.

Como contar uma boa história?

Defina o que você precisa comunicar e qual a mensagem mais importante dessa história

Pense na melhor forma de construir sua história.

Qual o início, meio e fim da apresentação?

Uma dica para conseguir elaborar essa ordem é seguir a jornada do herói, uma estratégia muito utilizada em várias histórias que fala sobre estruturar os eventos começando com uma breve introdução.

Em seguida, fale sobre quais os obstáculos ou dificuldades foram encontradas no caminho, indique como essas situações se resolveram e, por fim, narre o desfecho e os aprendizados da história.

Contar histórias nunca foi tão popular como agora. Com as informações certas e um pouco de experiência, você pode entrar na onda e contar a história certa.