milesgeniusbadgevideoexpertsunlimitedcreativeskillsformletsgoexperience

Criatividade

6 técnicas para estimular suas habilidades criativas

Atualizado em 20 de setembro, 2018

6 técnicas para estimular suas habilidades criativas

6 técnicas para estimular suas habilidades criativas

Ser criativo é também ser original, único. E não tem fórmula mágica para isso, não… tem estratégia, paixão, foco e treinamento. Muitas ideias criativas são concebidas sobre o que veio antes.

Originalidade pode ser um plágio não detectado, segundo Willian Ralph Inge. Já pensou nisso? Pesquise e obtenha referências para desenvolver uma ideia criativa e ser original.

Para te inspirar a desenvolver suas habilidades criativas, reunimos abaixo dicas do livro Roube como um Artista e Confiança Criativa, além de mais dicas em um eBook com práticas indicadas por especialistas renomados em todo o mundo. Escolha a que você mais gosta e exercite!

1 “ROUBE QUALQUER COISA”

Calma…essa ideia é do Austin Kleon, do best-seller “Roube como um Artista”… Para ele, “roubar” é você obter para si qualquer coisa que ressoe em você, que inspire ou abasteça sua imaginação.

Devore filmes antigos, filmes novos, música, livros, pinturas, fotografias, poemas, sonhos, conversas aleatórias, arte urbana, qualquer tipo de arte que lhe agradar.

Para “roubar”, selecione apenas coisas que falam diretamente à sua alma. Se você assim fizer, seu trabalho será cada vez mais autêntico e criativo.

02 “PARE DE COMPARAR”

Um jeito de bloquear sua criatividade é se comparar com os outros… Se você se preocupa em ser igual aos outros ou se comparar, acaba evitando correr riscos e inovar, pois essas duas atitudes são inerentes às empreitadas criativas.

Isso significa: insegurança. E é um bloqueio criativo. Pode ser um círculo vicioso. Faça de tudo para desarmar a insegurança.

03 “ESTIMULE A CRIATIVIDADE NA PRÁTICA”

Imagine que você teve uma ideia sobre algo. Naquele momento, você não quer deixar escapar essa “luz” que pairou sobre você e imediatamente você faz o quê? Procurar um papel de rascunho para anotar essa ideia e detalhes sobre ela. Bom, até agora o rascunho seria o primeiro recurso para não deixar a ideia que você teve se perder.

Uma boa dica para ir além do rascunho e se aprofundar na ideia, por meio de técnicas criativas, são os Mapas Mentais, tema do novo curso online da AprendeAí.

Essa técnica é essencial para resolver problemas, memorizar, gerir projetos, realizar reuniões com equipes, se comunicar melhor, podem ser boas oportunidades para estimular a criatividade em diversas situações.

Ou seja, um simples rascunho sobre essa ideia pode ser muito melhor representado com as técnicas dos mapas mentais e, assim, você terá muito mais chances de ter novos insights sobre a ideia que você teve.

04 “DESENHE MAIS”

Você já disse “eu não sei desenhar” ou “tenho vergonha de desenhar” ou é mais uma daquelas pessoas que acreditam que não são criativas por não saber desenhar?

As pessoas acham que saber desenhar é uma espécie de prova de fogo da criatividade. Na verdade, desenhar é uma habilidade que pode ser aprendida e melhorada com a prática e um pouco de orientação.

Você acha que desenhar é uma prova de foto da criatividade? A maioria das pessoas se esquiva da chance de rabiscar uma ideia na forma de um desenho ou quando desenham já começam se desculpando “ó gente, eu não sei desenhar, ein…”.

Dan Roam, autor de Desenhando Negócios, é um expert na arte do Visual Thinking ou Pensamento Visual, tema de um curso online da AprendeAí.

Ele diz que 25% dos profissionais relutam até mesmo em pegar um pincel atômico e outros 50% só ficam à vontade grifando ou acrescentando detalhes aos desenhos dos outros.

Tudo que você precisa para desenhar é: um quadro branco ou em um guardanapo, saber fazer uma linha, um quadrado, um círculo, um triângulo. É ótimo para comunicar com equipes, representar projetos, contextualizar reuniões, e o melhor: não precisa saber desenhar.

05 “IDENTIFIQUE OPORTUNIDADES CRIATIVAS”

Faça uma lista de defeitos…Estamos cercados de produtos que não funcionam bem, serviços que atrasam a nossa vida. Por exemplo, um site que requer dez cliques para fazer o que deveria ser feito com apenas dois cliques.

Faça uma “lista de defeitos”, isso pode ajudar a identificar mais oportunidades de usar a criatividade. Depois, anote as ideias para melhorar os defeitos encontrados.

Lembre-se de que todo defeito encontrado no que você observar, esconde uma oportunidade de melhoria. Em vez de se limitar a reclamar, pergunte-se: “como melhorar a situação”?

06 “PROCRASTINAR PODE SER PRODUTIVO”

Espie pela janela, vague pelas ruas, vá lá fora….Ah, reserve um tempo para ficar entediado…

Não quer dizer preguiçoso, mas um tempo sem fazer nada é uma chance para abrir campo para ideias nascerem.

Faça uma longa caminhada. Fique olhando para um ponto na parede o máximo de tempo que puder. Sonhe, perca-se, pois nunca se sabe aonde isso vai levar.

Gostou das dicas? Veja mais neste e-Book “10 técnicas para estimular suas habilidades criativas”.