milesgeniusbadgevideoexpertsunlimitedcreativeskillsformletsgoexperience

Carreira

5 ferramentas criativas usadas todo dia pelo Google e outras

Atualizado em 3 de outubro, 2018

5 ferramentas criativas usadas todo dia pelo Google e outras

5 ferramentas criativas usadas todo dia pelo Google e outras

Competitividade, produtividade, relevância e muito mais…. Para desenvolver essas e outras habilidades, cada vez mais exigidas pelas empresas, é preciso escolher as “ferramentas certas”. Entre elas, as ferramentas de criatividade.

E felizmente existem empresas em todo o mundo que fazem da criatividade seus negócios, das empresas de design a agências de marketing.

Elas são focadas em ajudar profissionais a pensarem sobre as coisas de forma diferente.

Google, Spotify, Amazon, entre outras, usam no dia a dia essas ferramentas para se manterem criativas.

Confira 5 ferramentas de criatividade de algumas das principais empresas do mundo para ficar acima da média e manter a sua criatividade em alta.

1. As 7 regras para o brainstorming | IDEO

 

Na IDEO, os serviços são tão valiosos quanto úteis e criativos. Para manter um fluxo ativo de criatividade, regras precisam ser aplicadas.

A IDEO criou sete regras de brainstorming que as empresas podem usar para tornar o processo o mais aberto e útil possível, assim como um brainstorming.

São regras que ajudam a reforçar o princípio de que o brainstorming depende de tantas ideias quanto possível para começar a extrair possibilidades úteis.

Incentivar o diálogo aberto, ajudar as pessoas a se sentirem respeitadas e dar a todos a oportunidade de falar podem ajudar a estimular uma sessão de brainstorming aberta e criativa, são algumas. Saiba mais aqui

2. Gerador de ideias rápidas

Essa ferramenta permite que uma equipe gere ideias examinando um problema ou uma oportunidade em uma variedade de perspectivas.

Isso ajuda a criar novas ideias para possíveis soluções e também fortalece as ofertas atuais, já que o desafia a partir de diferentes abordagens.

Composto de 9 abordagens, ou desafios, você pode escolher os que parecem mais aplicáveis ​​para levar o tópico em questão, usando a ferramenta como um estimulante começo para uma discussão. Saiba mais aqui

3. Design Sprint | Google Ventures

Como o Google descreve em seu site, “o sprint é um processo de cinco dias para responder perguntas críticas de negócios através de design, prototipagem e teste de ideias com os clientes”.

Desenvolvido na Google Ventures, é um dos maiores sucessos da estratégia de negócios, inovação, comportamento ciência, design thinking e muito mais – empacotados em um processo testado e que qualquer equipe pode usar.

Nós temos um curso que te ensina passo a passo sobre como usar esse método.

Isso abrange em grande parte as ferramentas criativas mencionadas anteriormente, embora feitas de uma maneira que une tudo em um workshop de cinco dias.

No entanto, a melhor parte dos processos criativos é que você pode alterá-los para se adequarem a quaisquer desafios que precisar resolver.

O Google sempre compartilha algumas coisas bastante criativas ao longo dos anos, então é certamente um processo que vale a pena conferir.


4. Rabiscar já não é mais rascunho 

Sunni Brown, autora de Doodle Revolution, escreveu sobre os benefícios dos rabiscos:

“Uso os rabiscos por vários motivos: Uso para obter clareza em relação a um conceito, para relaxar, para comunicar ideias com outras pessoas e refiná-las, para mapear sistemas complexos para empresas, para executar jogos de inovação para empresas e para obter insight em algo complicado para mim.”

Quando se trata do poder versátil de se rabiscar, é impossível não concordar com Brown.

Para ajudar a destravar seu espírito criativo, confira Doodle.ly — uma ferramenta de desenho social disponível para computadores, iPhone e iPad.

No nosso curso Visual Thinking, você pode aprender técnicas criativas quando só palavras já não funcionam mais em diversas situações.

Ele fornece um espaço aos usuários para rabiscar pensamentos e ideias e publicá-los facilmente para compartilhamento com sua rede. Além de tudo, é grátis.

5. Saia e Ande

Sair e andar por aí pode aumentar a criatividade tanto, se não mais do que qualquer outro método.

Andar tem sido cientificamente provado não só para melhorar a função mental, mas pode ajudar com foco e clareza quando se trata de resolver problemas difíceis.

Considere andar com um colega de trabalho, sentar em uma praça, em um parque ou fazer uma pausa ao longo do dia para obter o “fôlego” que você precisa para se manter criativo e produtivo.

Embora haja existam outros métodos e ferramentas, estes são um bom ponto de partida para considerar como você está se mantendo criativo em seu local de trabalho e como você pode pensar em desenvolver uma mentalidade criativa quando desafios estão à sua frente.